A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima
da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola
e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas,tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente.

Bem-Vindos ao meu Blog!

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Este Blog tem a cara de Educadores que buscam inovações, que acreditam na possibilidade de uma educação melhor.

Espero que gostem e que seja útil na sua prática educativa!

Até mais!

sábado, 16 de junho de 2012

Projeto: Resgatando Valores

Projeto : Resgatando Valores .
Duração: 1 mês.

Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
·        COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
·         CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?"
·         ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?"
·         HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."
·         RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
·         NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
·         RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!"
·         GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"

CONTEUDOS CONCEITUAIS
·         Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·         Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·         Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
·         fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
·         Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·         mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
·         que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
·         que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
o    Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
o    Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
o    Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
o    Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
o    Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
o    Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
o    Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
·         Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·         Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
·         Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
·         Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
·         Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·         Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
·         Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
·         Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
·         Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
·         Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
·         Correspondência
·         Seqüência de figuras
·         Idéia de quantidade

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